Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2007
Foram 3 dias muito cansativos, mas enquanto responsável por vos ter lançado nesta aventura um pouco "maluca", espero que os resultados de aprendizagem tenham sido do agrado de todos.

Confesso que também estou cansado e ainda não consegui analisar em detalhe todas as actividades e resultados do 3º dia dos cursos (hoje foi a festa de Natal do meu filho mais pequeno...). Mas mesmo sem ter terminado a análise, tenho a clara noção que todos os cursos foram um sucesso e muito interessantes de seguir!

Parabéns pela vossa entrega, trabalho árduo, motivação e criatividade! Quando as coisas correm assim tão bem não podemos deixar de ficar felizes :)

E qual é a vossa sensação agora que os cursos terminaram? Que sentimentos vão tendo desse lado sabendo que nas próximas horas, quando voltarem ao vosso curso, não vão ter mais novidades? Como foi em termos de aprendizagem pessoal? E do ponto de vista da construção da comunidade MMEd? Que alterações deviam ser introduzidas para melhorar a experiência?

Obrigado... e continuação de bom trabalho LOL

PS. O encerramento dos cursos às 24h é... flexível :) 
Arquivado em:


43 comentários:
De João Lima a 17 de Dezembro de 2007 às 00:52
Olá Professor,

O cansaço creio que é comum a todos nós. Não só a organização e moderação no nosso curso, como a participação em mais dois tornaram o desafio bastante interessante, mas deveras cansativo. No entanto, recompensador. Era chegar e ver se havia novidades. Mais do que isso, "cuidar" dos nossos alunos. A distância coloca uma frieza nas coisas que queríamos eliminar. Penso que isso foi conseguído.

Depois havia as dúvidas. Queríamos fazer uma coisa com humor mas sem ser só giro nem fácil. Queríamos criar verdadeiros desafios à inteligência. Queríamos que fosse estranho ao inicio e depois, lentamente se fosse tornando um vício. Como aprender o deve ser e como ensinar o deve ser também.

Havia ainda mais dois desafios: a estrutura e a avaliação. Penso que ambos foram superados. A divisão dos fóruns em espaços individuais permitiu uma individualização do acompanhamento e da co-participação entre os alunos. A avaliação inter-pares resultou como auto-regulação. Mais resultados sem serem a quente só na apresentação...

Quando aos lados menos positivos...
A exigência das actividades levou a uma participação moderada inicialmente. A intervenção dos moderadores foi superior ao que julgávamos ser necessária. E mais algumas que guardaremos para apresentação também.

Há aqui uma conclusão pessoal que gostava de tirar e já deixei uma primeira reflexão no BB. Penso que o futuro não passa por aqui. Sabe o que senti? A imagem é a de um aquário. Onde estão 17 peixes. Todos a pensarem para si e entre si. E do lado de fora todo o oceano... Isto é, penso que será muito mais rico um modelo mais aberto. Ao "exterior", a outras comunidades, a outras participações, mesmo que "forasteiras"...

Fica a reflexão de um primeiro ultimo dia... segue-se todo o trabalho de sistematização. Obrigado pelo seu apoio sempre presente. Seu e da professora Isabel com quem lidámos mais de perto.

Abraço e vou hibernar! Até amanhã!


De Sofia Silva a 17 de Dezembro de 2007 às 01:05
Uma experiência intensa, enriquecedora e a repetir! O ambiente primou pela entre-ajuda, cooperação e divertimento. É muito positivo trabalhar com colegas, "alunos" e professores assim tão empenhados em honrar a camisola! Somos realmente uma comunidade unida e empenhada em construir colaborativamente o sucesso de todos!

As aprendizagens foram mais que muitas...desde preparar o material do curso implementado até gerir imprevistos de última hora.

Sofia Silva


De Ana Lucas a 17 de Dezembro de 2007 às 01:09
Olá Professor e colegas!
A experiência de participação e orientação dos cursos, a meu ver, foi extraordinária :) AMEI!!

O problema é que agora penso que já acabou.. :( e que já não irá haver aquela azafama de ir ver novos posts, novos comentários, novas actividades, risos, gargalhadas, reflexões.. oh...
Vai tudo voltar ao normal...

Agradeço desde já aos professores por nos terem proporcionado esta actividade, que no fundo, acabou por unir ainda mais a comunidade mmed.. :D

Como o soninho já é algum.. talvez amanhã volte a dizer mais qualquer coisa..

BJS ;)


De André Brigham Silva a 17 de Dezembro de 2007 às 01:16
Olá,

Estes cursos foram frutuosos para todos. Para além de uma válida percepção do que é estar do outro lado(ser professor) e, todo o mecanismo que é necessário movimentar para que os alunos possam responder a simples questões, aprendemos todos mais de algo e, de alguém. Penso que acima de tudo, conhecemo-nos e demo-nos a conhecer, entrando assim num processo de aprendizagem realmente cooperativa, em comunidade.

Penso que se tornou bem claro nestes 3 dias que o homem é um “animal” de hábitos… Sentiu-se claramente um incremento progressivo, na velocidade de resposta e na compreensão dos objectivos esperados.

Muito interessante e, recomenda-se. Uma experiência a repetir, quem sabe, desta vez num panorama real.

Cumprimentos,
A.B.S.


De Márcio Santos a 17 de Dezembro de 2007 às 03:35
No culminar de toda esta empreitada, levantam-se antes de mais dois sentimentos um pouco antagónicos.

Por um lado é a sensação de cansaço, que não deixa ninguém indiferente. Mas é o mesmo cansaço que nos mostrou, talvez, a verdadeira "gincana" a que um curso deste género pode submeter o(s) seu(s) tutor(es), propiciando uma maior visibilidade do que é a árdua tarefa de estar desse lado (do lado dos professores). E não é nada fácil conseguir chegar ao fim com o controlo de todos os alunos, diga-se de passagem Ou talvez seja, se houver a tal dedicação que me parece ter sido alcançada, não direi a 100%, mas com uma excelente taxa de sucesso.

Por outro lado, e apesar de temporalmente o curso acabar por ser insignificante, as rotinas que se criaram nestes três dias farão certamente falta amanhã, quando nos levantarmos.

Acho que a grande inovação que nos trouxe foi sem dúvida o contacto que não é assim tão remoto como poderia parecer à primeira vista.
Com o decorrer do tempo, acaba por se manifestar uma necessidade intrínseca de estar em permanente contacto com o outro, de dar uma resposta e esperar um feedback, ouvir a opinião e o comentário daquele que tem algo a partilhar comigo.

Apenas dizer que a experiência foi excelente, tanto ao nível da organização como das relações estabelecidas e posteriormente das aprendizagens (que para o caso era o menos significativo). Agora falta ainda tratar de algumas questões, nomeadamente avaliar todo o trabalho desenvolvido e chegar a algumas conclusões internamente.

Bom... mas já estou como a Lucas, talvez amanhã de cabeça mais fria e o pensamento mais vago as ideias fluam com maior naturalidade.
Até já...


De marina a 17 de Dezembro de 2007 às 09:19
Com o culminar de actividades venho então dar o meu contributo.

O trabalho de preparação deste curso foi bastante árduo,mas o mais difícil acabou por chegar com a implementação do curso. O trabalho de moderação foi exigente e muito superior ao planeado. Os nossos alunos demonstraram um interesse que superou todas as nossas expectativas.

Como o trabalho em torno do nosso curso foi exaustivo, dificultou a realização das nossas tarefas enquanto alunos, tornou-se bastante complicado gerir o tempo.

Relativamente ao BB, acabei por perceber todo o seu conceito. Na formação em contexto de sala de aula tinha ficado com uma imagem bastante negativa desta plataforma. Passados estes três dias, tenho a noção que o BB não é uma ferramenta inferior ao moodle, apenas uma plataforma com graves problemas de tradução, o que dificulta bastante o uso enquanto utlizador.

Cumprimentos,


De Filomena a 17 de Dezembro de 2007 às 10:58
Ola professor

O grupo com o nome mais longo de todos também gostou da experiência. Foi recompensador ver os resultados das da participação dos alunos depois de todo um trabalho prévio de planificação sempre a pensar na melhor maneira de apresentar os conteúdos.

Não foi necessária grande moderação, embora estivesse sempre alguém presente no curso, algo que seria impensável se durasse mais de 3 dias. No entanto, com alunos tão autónomos, tal não seria certamente necessário. :-)

Os objectivos pensados pelo grupo foram alcançados na sua generalidade. Alterámos uma ou outra actividade das inicialmente pensada por pesarmos que se adequaria melhor às circunstâncias (esperemos que não leve a mal). Conseguimos igualmente compreender o funcionamento do BB na vertente da administração e pensamos que às vezes é pouco intuitiva para alunos, e mesmo para os docentes, mas, como somos pessoas habituadas a plataformas, não se revelou desafio de maior (o Moodle ainda "rula" :-) ).

Enquanto aluna dos outros cursos, também foi uma experiência intensa. Vou ter saudades da participação nos fóruns, de ver as actividades para o dia, de toda a interacção que se gerou, e dos professores simpáticos.

Cumprimentos


De Cláudia Pereira a 17 de Dezembro de 2007 às 11:57
Olá!

Hoje de manhã, uma das primeiras coisas que fiz foi ligar o computador e abrir a sessão no BB como professora. Dirigi-me ao fórum e, quando me deparei apenas com um post, senti um grande vazio. Pensei: "isto já acabou...!"

O trabalho foi árduo, é certo. Mas é engraçado que, mesmo na tão querida saída de fim-de-semana com os amigos, estava constantemente a pensar: "será que temos posts novos?; será que os alunos estão com duvidas?" Ou seja, estava desejosa por chegar a casa e ver as novidades. Não me conseguia ausentar durante muito tempo do computador. :)

Penso que esta experiência foi gratificante, desde toda a concepção do curso, até à parte da moderação. Viveram-se três dias de partilha, de colaboração e de interajuda entre os grupos.

Como primeira conclusão, penso que ministrar um curso à distância requer muito mais trabalho do que um curso presencial, uma vez que exige mais dedicação e entrega.

Quanto ao grupo, penso que atingimos os objectivos propostos e que o curso correu muito bem. Os alunos foram interessados e participativos.

Contudo, o trabalho ainda não terminou. Falta ainda avaliar e refelctir sobre as dinâmicas geradas ao longo destes três dias.

Obrigada a todos, professores e alunos, por toda a entrega.

Cumprimentos,
Cláudia


De Teresa Batista a 17 de Dezembro de 2007 às 16:33
Olá,
Antes de referir algo queria agradecer aos Bugas, pela amizade e união que têm demonstrado ao longo de todo este processo.
Obrigada professor pelo apoio prestado. :)
Como todos já referiraram anteriormente, o cansaço é muito e ainda falta percorrer a recta final desta maratona.
Penso que o saldo final é bastante positivo...:)
Acabou por ser um curso gratificante; todos os intervenientes no processo actuaram de uma forma dinâmica (obrigada aos alunos dos Bugas).
Como aluna, também penso que o saldo foi positivo e tentei cumprir as tarefas que me foram propostas da melhor forma possível... obrigada aos nossos professores.
Força... está quase a acabar e... animem-se vem aí o tão desejadas férias e as prendinhas do Pai Natal... :)
Até breve


De Carla Maia a 17 de Dezembro de 2007 às 16:49
Apesar de cansativo (penso que pouca gente dormiu antes das 3 da manhã este fim de semana), foram dias muito divertidos (apanhei-me a sorrir várias vezes para o monitor) e os resultados foram extraordinários.
Esta foi com certeza uma disciplina que nos permitiu uma grande união, cooperação e conhecer um pouco mais cada membro desta larga comunidade que poucas vezes se encontra pessoalmente!
Em relação ao curso propriamente dito, deixo aqui os meus parabéns aos nossos alunos que foram extraordinários e que tiveram participações fantásticas! Assim, os objectivos foram de uma forma geral alcançados e claro que, como tudo na vida, se a experiência se repetisse, faríamos algumas coisas de forma diferente.
Parabéns a todos os profs e alunos que fizeram destes cursos experiências tão interessantes!

Até breve,
Carla


Comentar post

Sobre mim
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


Artigos recentes

Balanço final de TCEd e A...

Está na hora de terminar ...

Acesso aos serviços do CI...

Cursos de AGA - Final do ...

De volta aos LMS!

Programa para sessão pres...

Teaser - "A escolha de So...

Sessão de formação sobre ...

Preparação do trabalho pr...

O que deve ser hoje em di...

Arquivo

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Arquivado em

aga

educação

tced

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds