Segunda-feira, 29 de Outubro de 2007
O primeiro recurso disponibilizado para discussão é um vídeo realizado pelo Prof. Michael Wesch (Assistant Professor of Cultural Anthropology, Kansas State University) intitulado "Web 2.0 ... The Machine is Us/ing Us". A versão aqui apresentada não é a mais popular mas é a mais recente. O autor assume que foram corrigidas algumas referências menos correctas existentes nas versões anteriores.

[youtube]NLlGopyXT_g[/youtube]

O vídeo ilustra muitos conceitos ligados à temática da Web 2.0 e por isso é muito natural que quem esteja por fora desta área não consiga perceber todos os detalhes. Não se preocupem! Durante a sessão presencial de sexta-feira devemos conseguir arranjar algum tempo para projectar o vídeo e organizar um pequeno debate de ideias. Entretanto temos a caixa de comentários deste blog que nos permite começar a trocar desde já algumas reflexões :)

Dúvidas? Reflexões?

PS. Ao ler a informação detalhada deste vídeo descobri um novo serviço designado por Mojiti. Parece-me que este conceito de Video 2.0 tem bastante potencial!
Arquivado em: ,


52 comentários:
De Ricardo Cabete a 29 de Outubro de 2007 às 19:38
Olá a todos!

Muito interessante, o vídeo. Algumas passagens são muito rápidas e é complicado perceber tudo o que está a acontecer sem carregar na pausa mas o conteúdo é extremamente interessante.

Não querendo ser do contra, acho interessante trazer o pensamento de Tim Berners-Lee (o criador da web tal como a conhecemos), confesso crítico do conceito Web2.0:

When asked if it's fair to say that the difference between the two might be fairly described as "Web 1.0 is about connecting computers, while Web 2.0 is about connecting people," Berners-Lee replied, "Totally not. Web 1.0 was all about connecting people. It was an interactive space, and I think Web 2.0 is of course a piece of jargon, nobody even knows what it means. If Web 2.0 for you is blogs and wikis, then that is people to people. But that was what the Web was supposed to be all along. And in fact, you know, this 'Web 2.0,' it means using the standards which have been produced by all these people working on Web 1.0."

O que acham os outros?

Até sexta!
RC


Fonte: http://arstechnica.com/news.ars/post/20060901-7650.html mas há muitos outros artigos sobre a posição dele...


De Sofia Vieira a 29 de Outubro de 2007 às 19:51
Olá a todos.
Ora aí está um bom vídeo para refletir sobre o impacto e as utilidades da Web 2.0 na actualidade...Espero que o debate de 6ª feira seja esclarecedor, pois confesso que muitos conceitos da Web 2.0, não me são sequer familiares...


De Filomena Miguel a 29 de Outubro de 2007 às 19:51
O vídeo está muito interessante. Por algumas leituras que tenho feito, constata-se que o conceito de web 2.0 gera alguma polémica. É um facto que experienciamos uma fase em que blogs, fóruns e wikis abundam mas afinal em que é que é assim tão diferente da web 1.0? Tenho de ler um pouco mais sobre o assunto. ;-)


De Vítor Folgado a 29 de Outubro de 2007 às 20:09
Já o tinha visto a uns tempos atrás. Consegue resumir o que é a Web 2.0 em 5 minutos. Pena é que seja rápido demais para a maioria das pessoas.


De Catarina Gomes a 29 de Outubro de 2007 às 20:21
Olá a todos.

Este vídeo é de facto muito interessante.

Também não sei bem qual é a diferença entre Web 1.0 e 2.0. E no entanto sinto a diferença (...pero que las ay, ay). Sinto que já não é preciso ser tecnologicamente ou informaticamente savant para poder comunicar sob as mais diversas formas no espaço web.

Talvez com esta "nova" web seja mesmo necessário repensar algumas definições tal como sugerido no vídeo. Afinal a nossa "aldeia" parece estar cada vez maior. Muitos não se sentem confortáveis com isso mas todos vamos contribuindo o nosso bocadinho.;)

Até breve!


De marina a 29 de Outubro de 2007 às 20:54
Penso que retrata perfeitamente a WEB 2.0, em que o centro não é a tecnologia, mas sim as pessoas.Temos uma 2ª geração de serviços disponíveis na web que permite a colaboração e partilha de informação on-line.

Relativamente à diferença com a WEB 1.0, o utilizador deixa de ter um papel passivo para passar a ter um papel mais dinâmico, colaborando na organização dos conteúdos.

cumprimentos ;)

Marina


De Ana Lucas a 29 de Outubro de 2007 às 21:38
É de facto interessante, dá para perceber algumas idéias base da WEb 2.0 no entanto para quem pouco ou nada percebe (que é o meu caso) não esclarece na totalidade. =) Mas hei-de conseguir perceber!


De José Soares a 29 de Outubro de 2007 às 22:41
De facto bastante interessante! O que podemos fazer com clicks sucessivos! Sempre a descobrir... a descobrir... Um GRANDE mundo ao nosso dispor!


De Aristides Sousa a 29 de Outubro de 2007 às 23:14
Olá a todos.

Será a Web 2.0 o reforço do significado do verbo partilhar entre os internautas?
Que relação existe entre esta geração da web e o formato XML, as listas RSS, as comunidades aprendentes e "virtussociais", o Podcast, etc.?
Julgo que é de todo esse mundo que vamos conhecer um pouco, ou não?
Boa semana, pois o fim da mesma já está cativo.


De José Ferreira a 29 de Outubro de 2007 às 23:25
Olá!
De facto, sinto que se trata de um mundo diferente para mim. O que me dá algum conforto é olhar para o lado e ver colegas meus que já o tratam por tu. Quero acreditar que também eu conseguirei familiarizar-me rapidamente.
Com a vossa ajuda, claro.
Até breve.


Comentar post

Sobre mim
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


Artigos recentes

Balanço final de TCEd e A...

Está na hora de terminar ...

Acesso aos serviços do CI...

Cursos de AGA - Final do ...

De volta aos LMS!

Programa para sessão pres...

Teaser - "A escolha de So...

Sessão de formação sobre ...

Preparação do trabalho pr...

O que deve ser hoje em di...

Arquivo

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Arquivado em

aga

educação

tced

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds