Terça-feira, 30 de Outubro de 2007
Esta não vai ser uma disciplina com muitas leituras obrigatórias mas, de qualquer forma, parece-me que neste momento pode ser interessante parar para reflectir um pouco.

É uma tarefa muito complicado escolher apenas um recurso quando tanto há para partilhar e discutir. Depois de alguma indecisão acabei por optar por um que para mim é uma referência importante, até porque me fez despertar para algumas questões que hoje procuro colocar em prática em todas as disciplinas que lecciono.

Procurem dentro do nosso grupo por um artigo com o título "e-Learning 2.0" do Stephen Downes (através deste link é fácil chegar lá).

Leiam, reflictam e partilhem a vossa visão sobre as questões apresentadas!
Arquivado em: ,


20 comentários:
De João Lima a 31 de Outubro de 2007 às 00:02
Olá!
Gostei desta ideia...
"...the structures and organization that characterized life prior to the Internet are breaking down. Where intermediaries, such as public relations staff, journalists or professors, are not needed, they are disregarded. Consumers are talking directly to producers, and more often than not, demanding and getting new standards of accountability and transparency. Often, they inform the productive process itself, and in many cases, replace it altogether. Passive has become active. Disinterested has become engaged."

Esta expressão deveria fazer pensar todo e aquele que se diz professor: "Consumers are talking directly to producers". E o que é que nos dizem os nossos alunos?
Fica um exemplo aqui:http://www.teachertube.com/view_video.php?viewkey=b5c8973ade16764156be

Até breve,
JL


De Márcio Santos a 31 de Outubro de 2007 às 01:10
Vamos lá ver se já vou conseguir estar presente... =) hehe
Até já


De Vânia Rodrigues a 31 de Outubro de 2007 às 10:11
Lá vou eu iniciar as minhas leituras... non-stop


De Vítor Folgado a 31 de Outubro de 2007 às 15:12
Não sou fã de ambientes virtuais 3D, mas se pudesse estaria com vocês hoje à noite.

Bebam com moderação
VF


De Ana Paula Carlão a 31 de Outubro de 2007 às 19:20
Olá!
Já li o texto...com pouca atenção ( no meio de uma reunião intercalar!!) e vou tentar ir ao encontro do 2ndlife. Ainda não percebi mto bem ... mas hei-de conseguir fazer alguma coisa! Pelo menos já tou registada. Sou a Amber Maruti!!
APC


De Catarina Gomes a 31 de Outubro de 2007 às 19:29
Olá a todos!

Bem... nem sei muito bem como começar a comentar este texto. Que texto!!!!

A primeira coisa que me chamou logo à atenção foi o facto do e-learning 2.0 não acompanhar o mesmo ritmo de evolução da web 2.0.

Este facto não me surpreende. Calculo que seja necessário o(s) corpo(s) docente(s) rejuvenescer ainda mais um bocadinho para que começem a ter ritmos de evolução semelhantes. Ainda vejo muitos dos meus colegas professores mais velhos muito confusos quanto à internet e as suas ferramentas. Alguns deles assumem até uma atitude de hostilidade (pode ser que assim desapareça aquilo que lhes causa tanta confusão).

Com este texto também entendi finalmente porque é que a plataforma Moodle ( que é a que é utilizada na escola onde lecciono) não me agrada. Além do aspecto gráfico, que a mim me parece triste, parece-me também que falta qualquer coisa. Sinto que falta dinamismo, espaços abertos e mais flexíveis de discussão e colaboração. Parece-me que o Moodle, tal como muitas outras plataformas de e-learning, foi criado para uma partilha de conteúdos quase rígida.

No fundo, uma extensão de uma sala de aula tradicional, professor - ensina e aluno - aprende, mas com um cheirinho de interactividade. Como se se quisesse acrescentar o condimento do multimédia para tentar tornar o que lá é disponibilizado mais apelativo.

Peço, desde já, desculpa a quem possa ser fã do Moddle. Nada contra, a sério. Mas esta é a minha opinião.

Mais reflexões acerca do texto ainda não consegui fazer. Vou fazendo.

Até amanhã (bebam um copo virtual por mim. Cheers!)


De Sónia Moreira a 31 de Outubro de 2007 às 21:57
Boa noite!

Tenho pena, mas hoje não vou ter tempo para ler o recomendado.

Vou tentar ler para 6ª feira.

Espero ir a tempo.

Até 6ª.


De Mónica Freitas a 31 de Outubro de 2007 às 23:45
Boa noite,

Acabei de ler o texto "E-learning 2.0 | Stephen Downes" embora não tenha conseguido aceder a ele facilmente. Aliás, penso que este é um dos principais problemas dos blogs... excesso de informação, dificuldade em encontrar o que procuramos em específico :P

Bom feriado para todos!


De Isabel Henriques a 1 de Novembro de 2007 às 00:18
onde encontraste o texto? tb estou c dificuldades!!!!


De Ana Paula Carlão a 1 de Novembro de 2007 às 16:42
Bem... depois de uma leitura mais atenta vou tentar comentar o texto. Depois de o ler fiquei com a sensação de que estamos(os professores) a anos -luz desta realidade que é o e-learning 2.0. De facto, tenho quase a certeza que a grande maioria dos professores( eu incluida!) ainda não explorou as potencialidades que a web 1.0 oferece ( oferecia? ). Por isso será difícil ( sem querer ser pessimista), se não houver uma drástica mudança de atitude,que os professores tirem partido do mundo de possibilidades que o e-learning 2.0 oferece. É urgente repensar/ modificar o papel dos professores e dos alunos no processo ensino-aprendizagem.Eu ainda não me sinto preparada para este desafio. Há um longo caminho a ser percorrido...


Comentar post

Sobre mim
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


Artigos recentes

Balanço final de TCEd e A...

Está na hora de terminar ...

Acesso aos serviços do CI...

Cursos de AGA - Final do ...

De volta aos LMS!

Programa para sessão pres...

Teaser - "A escolha de So...

Sessão de formação sobre ...

Preparação do trabalho pr...

O que deve ser hoje em di...

Arquivo

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Arquivado em

aga

educação

tced

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds