Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008

Embora ainda esteja longe de conseguir lançar as avaliações destas disciplinas, julgo que faz mais sentido lançar este desafio agora... 

Para que possa evoluir no sentido de criar desafios mais interessantes em situações futuras é importante que este trabalho seja avaliado por quem viveu na pele os desafios que foram lançados. O meu desafio final é para que todos realizem uma avaliação destas disciplinas e do meu desempenho enquanto docente (não têm que dar notas ao estilo do Marcelo!). Penso que o trabalho que desenvolveram em AGA vos pode ajudar a fundamentar a vossa avaliação já que, de certa forma, passaram por uma experiência com algumas semelhanças.

Confesso que as minhas expectativas iniciais para a edição deste ano eram um pouco baixas já que tinha sérias dúvidas da minha capacidade para promover a construção de uma comunidade, em tão pouco tempo e com tantos alunos. Este foi um desafio enorme e, também por isso, uma experiência muito interessante e motivadora!

Não quero de forma alguma que este seja um espaço para mencionar apenas o que correu bem. As vossas sugestões (algumas já apresentadas e devidamente apontadas) são essenciais para que de futuro todo o processo possa ser melhorado.

Podem enviar-me os vossos comentários da forma que entenderem, por exemplo: neste blog, nos fóruns do BB, por email, na Wiki, através de uma foto do Flickr, de um vídeo no youTube,… :)

Mais uma vez o meu sincero obrigado por todo o vosso empenho ao longo das 8 semanas de trabalho conjunto. Assim dá um enorme prazer ser professor…

Para quem quiser manter contacto sugiro que se mantenha atento ao meu blog pessoal e especialmente aos encontros que brevemente vamos começar a promover no Second Life!

Para terminar, um obrigado muito especial às minhas companheiras de "luta", a Isabel Barbosa, a Olga Cação e a Margarida Lucas. Não querem partilhar um pouco mais como é que foi viver estas experiências do outro lado? ;) 


Arquivado em: ,


20 comentários:
De Ana Lucas a 2 de Janeiro de 2008 às 14:46
Olá professor :)
Desde já queria dar os meus parabéns pelo facto de ter conseguido não apenas estruturar devidamente as duas disciplinas, mas também pela forma como nos motivou ao longo da realização de todos os trabalhos propostos!!

Todos sabemos que não deverá ser fácil estruturar trabalhos com um número elevado de elemntos, no entanto, tudo correu muito bem, não apenas graças ao nosso esforço, mas porque sempre houve um feedback por parte dos docentes para as nossas inúmeras questões! :)

Penso que foram dois meses intensivos, trabalhosos, cansativos, mas que deram os seus frutos e acabaram por ser muito bons para nós :D

Para terminar, penso que poderia ter havido um feedback (como ouve em AGA) na disciplina anterior, um feedback do trabalho inicial, antes de continuarmos o trabalho em si.. Confesso que me senti um pouco à deriva nessa disicplina.

Este é o único aspecto que tenho a apontar como sendo menos positivo... No entanto, e como já referi anteriormente, parabéns pelo esforço de nos manter como uma comunidade em construção :)

Cumprimentos
Ana Lucas


De João Lima a 2 de Janeiro de 2008 às 15:29
Olá Professor Carlos,

Sinto-me possuído pelo espírito “Marcelo Rebelo de Sousa” e dos imensos rescaldos de fim de ano… por isso aqui vai :)

Quanto a TCEd:

Estive a colaborar com a Comunidade 3D. Foi um desafio extraordinário. Fantástico. Envolvente. Penso que uma das melhores estratégias que o professor podia ter optado foi aquela que efectivamente se verificou. Não interferir e simplesmente ajudar. Foi dando dicas, dizendo o que podíamos ou não fazer (e aqui a Olga Cação foi também determinante no tempo em que esteve mais ocupado), fazendo um acolhimento e integração de todos nós no Second Life. Enquanto docente o professor Carlos foi facilitador… a tal palavra mágica.

Nesta disciplina senti que estávamos a inovar. Estávamos a arriscar e a tentar algo que sendo o que foi poderia servir de base para futuros trabalhos e investigações. Penso que a limitação do tempo não permitiu a nenhum de nós uma aventura mais aprofundada nas teorias e demais investigações já realizadas neste campo. Mas foi uma disciplina que permitiu reflectir sobre uma das portas para o futuro do ensino ou da partilha de conhecimento. A comunidade, ou melhor, cada um dos participantes da comunidade 3D deu também o seu melhor.

Creio que o futuro passa por duas coisas: a) Avaliar o impacto das aprendizagens ou da transferência de conhecimentos num ambiente virtual ponderando a utilização de estratégias de ensino mais formal, informação ou não formal; b) Criar metodologias pedagógicas de intervenção (dinamização e implementação de actividades) no Second Life que possam ter em conta públicos-alvo mais jovens (ou melhor, na faixa etária dos alunos, por exemplo, do Ensino Secundário). Será um desafio enorme testar tudo isto com alunos cuja capacidade de atenção e moderação de participação é radicalmente diferente de um público adulto. Será até uma boa tese de mestrado ou doutoramento :)

Penso também que a avaliação (auto e hetero) deve ser repensada. Não faz sentido numa comunidade de 18 pessoas que cada um saiba o nome e grau de participação dos outros. Penso que poderá começar a pensar em avaliação da comunidade e destaques de participação individual.

Destaca-se o facto dos temas propostos para as comunidades serem prospectivos, reflexivos e interessantes do ponto de vista de abrirem portas para o futuro.

Agora a parte do Marcelo:

a) O melhor: a orientação “dada”.
b) O pior: o modelo de avaliação da disciplina.
c) Nota final: 18 valores :)

Quanto a AGA:

As expectativas eram grandes devido ao sucesso e envolvência da disciplina anterior. Penso que os LMS eram já algo que a maioria de nós, nem que seja pelo já falado e “venerado” Moodle…

O programa da disciplina penso que não ajudou. Havia no guião uma ideia que passou, erradamente penso eu, para o nosso grupo que seria de usar o BlackBoard como ferramenta de gestão da aprendizagem. O professor Carlos referiu em aula que podíamos optar por outras vias, mas a verdade é que o tempo e o acumular de coisas para fazer nas escolas (para quem é professor) tornava muito difícil arriscar mais do que se pode fazer.

Acho por isso que esta foi a disciplina que me ficou com um amargo de boca… senti que a maioria dos grupos e todos nós nos limitámos a “testar” uma plataforma e metodologias de ensino a distância. Não houve uma verdadeira reflexão. Não senti a inovação nem que nada de novo venha a sair daqui. Talvez pela natureza da “morte” (e agora estou a fazer o meu papel de astrólogo para 2008-2050) dos LMS tal como os conhecemos e os quais estou convicto que morreram de morte angustiante… ou talvez pela falta de tempo, ou pelo cansaço acumulado, ou pelo nosso medo natural, ou por sabermos que teríamos que assistir a outros cursos, ou tudo junto, levou a que pouco se reflectisse sobre o futuro da aprendizagem a distância via Web.

Penso também que as apresentações e os caminhos que todos seguimos (ou melhor, a maioria) foram errados. Fomos pelo caminho de que para uma apresentação não ser seca tem que ser divertida. Acho que o professor Carlos deve aqui pensar e no futuro indicar que não é por ser divertido que uma apresentação é boa. É por ser interessante. É por permitir debate, troca de ideias, troca de opiniões, por ser reflexiva, “provocadora” ou simplesmente muito interessante. Acho que o caminho é esse e não o de ser um “bom” momento.

Quanto às estratégias… penso que o professor Carlos poderá pedir à sua equipa de monitores(as), que destaco também a inteligência e ajuda pronta da Isabel, com quem contactei mais de perto, que lhe indiquem cenários reais das escolas e nas escolas. Talvez abrir o desafio de criar cursos não para a comunidade de alunos do MMEd mas para os recursos humanos nas escolas… ou algo mais virado para fora do mestrado e com maior incidência prospectiva.

Sinceramente o que senti é que o trabalho que quase todos nós fizemos nesta disciplina morrerá por ai… ao contrário da anterior que ainda hoje continua… Talvez tenha faltado arriscar… talvez isso não seja culpa sua como não foi… mas numa próxima edicação puxe pelos alunos… diga-lhes ou coloque o desafio de como será um LMS ou um PLE em 2015! Penso que um mestrado como este e o ensino superior exige essa visão de futuro : )

Lá vem o Marcelo:

a) O melhor: A qualidade dos cursos desenvolvidos;
b) O pior: A ausência de uma reflexão estruturada para o futuro do ensino a distância.
c) Nota final: 15 valores.

Agora quanto ao professor Carlos…

Sinceramente penso que é o modelo de professor que o ensino superior em Portugal exige e precisa. Humano, competente e inteligente, informado e actualizado, presente. Isto faz de sim um bom mestre. Não o mestre que o título dá. O mestre que vem de conviver com os alunos, de estar com eles e ensinar e aprender com eles, o mestre que vem de ser professor, de amar o conhecimento, de adorar dar o que se sabe. Os meus sinceros e sentidos parabéns. Consegue o melhor de muitos numa só pessoa. No futuro, só uma dica, não perca o grau de actualização… é o melhor que tem. Está lá sempre, pensar antes dos outros… é uma mais-valia a ter em conta.

Quanto à Olga, Isabel e Margarida.

Penso que teve sorte. Pela simpatia, pela ajuda, pela inteligência. Sim, digam o que disserem a inteligência foi um traço fundamental destas três monitoras. A elas, pessoalmente, devo alguns saltos em frente nas dúvidas e no crescimento intelectual nesta área do multimédia. Penso que as investigações que irão sair destas mãos serão portas para muitas reflexões futuras. A elas os meus parabéns e principalmente, o meu obrigado.

Continuação de bom trabalho e um abraço amigo.
Over and out!

JL


De Cátia Fernandes a 2 de Janeiro de 2008 às 17:42
Olá Professor!

Bem, depois de uma reflexão do colega João Lima, fico sem saber o que dizer, até porque cada vez mais fico com a sensação que existe tanto para aprender que por muito que me esforce, apenas conseguirei vislumbrar um pouco dessa vastidão...

Essa é a principal mudança que sinto em mim ao longo destes meses de frequência do mestrado. Sempre procurei saber mais e manter-me actualizada, mas com a frequência do mestrado sinto que os meus horizontes se estão a alargar muito mais, a nível de conhecimentos, mas também a nível pessoal e para mim isso é muito importante...
Mas como esta reflexão deve incidir mais nas disciplinas de TCEd e AGA, vou tentar não dispersar ;)

Quanto a TCEd e tal como o professor sabe, senti-me bastante perdida no início, sem saber que rumo dar ao trabalho que sabia ter de ser realizado. A reunião presencial foi decisiva para o trabalho começar a ser desenvolvido, acabando por ser levado a "bom porto", mas confesso que estava à espera de mais apoio e orientação, até porque o tema (as normas SCORM) é um pouco confuso e existe pouca informação concreta e concisa que o consiga explicitar convenientamente. Acho que me apercebi ainda melhor deste facto ao ver as expressões de espanto e dúvida de alguns colegas na nossa apresentação :)
No entanto e depois das pesquisas e do trabalho realizado, fiquei claramente com a opinião que este era um tema pertinente e que deve ser repensado em termos futuros. Penso que todo o trabalho foi compensado quando nós mesmas vimos o resultado final... mas foi duro.

Quanto a AGA, penso que o facto de já conhecermos o corpo docente, dá uma certa à vontade, para ser sincera...
Depois, foi uma questão de ir colocando as ideias em prática. Aqui a parte mais stressante foi mesmo o facto de os cursos terem coincidido com todo o trabalho de fim de período nas escolas onde somos professores, para mim foi uma semana desgastante.
Concordo com o João, quando diz que a inovação nesta disciplina ficou um pouco de parte, pois realmente sinto que aquilo que fizemos foi mesmo implementar um curso e experimentar o lado de lá, sem grande espaço ou tempo para inovações. Mas na minha opinião, aqui o factor tempo foi o grande responsável... No entanto, confesso também que não deixei de aprender.

Quanto ao corpo docente, sinceramente tenho de agradecer o apoio, a presença e a prontidão com que sempre responderam a dúvidas e à inteligência com que lançaram os desafios, aliciando-nos mesmo nos momentos mais atarefados :D

Agradeço principalmente o espírito de comunidade e de partilha de conhecimentos que foi fomentado e alicerçado ao longo destas disciplinas ;)
Penso que essa será talvez a parte mais díficil, conciliar, unir e fazer trabalhar um grupo composto por tantas pessoas, cada uma com a sua personalidade e as suas vivências pessoais distintas...

Por tudo isto, Parabéns e Obrigada!
Cátia Fernandes.


De Sofia Vieira a 2 de Janeiro de 2008 às 18:13
Olá professores!
Fazendo um brevíssimo rescaldo das disciplinas de AGA e TCED (sem as equiparar pois decorreram numa dinâmica diferente) penso que os resultados falam por si...Os desafios lançados, tanto pelos professores, como por nós, simples alunos :), foram todos superados. De umas vezes com mais qualidade ou eficácia, outras vezes com mais dificuldades ou limitações. Estas experiências tornaram-nos pessoas intelectualmente e pessoalmente mais ricas. Ao contrário da colega Ana Paula, penso que em TCED, o objectivo era constituir uma comunidade em que aprendêssemos mais uns com os outros sem grande interferência dos professores. Contudo, sempre que houve necessidade, estiveram sempre presentes, prontos a responder e ajudar. Penso que a postura dos professores foi sempre a mais adequada e correcta, mesmo que por vezes tendo de dar respostas negativas aos nossos "pedidos". Não tenho a noção do que será orientar cerca de sessenta alunos intencivamente durante dois meses, mas tenho uma pequena ideia do que é fazê-lo com quatorze alunos durante três dias. Por isso, mas principalmente por terem-no feito com inteligência, bom senso, humanidade, compreensão e competência, os meus sinceros parabéns (a todos: colegas, monitoras e professor).


De Ana Brito a 2 de Janeiro de 2008 às 22:29
Depois de todas estas reflexões e SUPER reflexões (aiiii João) é difícil tecer qualquer tipo de comentário que não seja repetitivo! Vou tentar escrever umas palavrinhas... Relativamente à disciplina de TCEd, o desafio foi deveras estimulante. Francamente, inicialmente fiquei completamente perdida... como poderia eu desenvolver trabalho, numa área desconhecida, com um grupo de 17 pessoas, fisicamente distantes, num período de tempo tão curto? Mas, ao fim de 3 dias, estávamos quase todos em sintonia.... bom, o resultado é que até já convenci a presidente do Conselho Executivo da Homem Cristo a adquirir uma ilha no SL para a escola, ehehehehe....o único senão foi efectivamente o processo de avaliação.
Em relação a AGA, por utilizar diariamente um LMS, não senti o mesmo estimulo no que respeita à exploração da tecnologia, no entanto, a dinamização de um curso, com todo o processo subjacente - apoio on line, recursos estimulantes e apelativos, processo de avaliação, entre outros, ajudou-me a reflectir sobre todo o processo de ensino à distância e sobretudo, em novas práticas a adquirir na preparação de futuros cursos.
Não posso deixar de agradecer a presença e apoio constantes do professor, da Isabel, Olga e Margarida, que nos momentos de crise sempre nos conduziram para o melhor caminho...


De Marina a 2 de Janeiro de 2008 às 22:51
Caros Professores,

Começo por avaliar de forma positiva a disciplina de TCED. O início foi bastante "confuso" devido às várias ferramentas apresentadas. Porém, no decorrer deste período todas elas foram sendo utilizadas de forma organizada e, mesmo natural.
Saliento, nesta disciplina,o espírito de comunidade que se desenvolveu em volta de um tema, incrível como se "construiu a escola do futuro" em um mês!!!
A disciplina de AGA foi um desafio em que percorremos um caminho árduo, uma verdadeira corrida contra ao tempo ganha por todos os grupos, como podemos visualizar nas apresentações dos trabalhos em aula. Em AGA, apenas de criticar a implementação portuguesa da plataforma Blackboard (espero não ser processada por causa deste comentário :)).
Relativamente aos professores, agradou-me bastante o facto de estarem sempre disponíveis para responder prontamente a dúvidas colocadas no fórum ou qualquer outro local.

Cumprimentos e até breve ;)


De André Brigham Silva a 3 de Janeiro de 2008 às 11:37
Caros Professores,

Estas 8 semanas de trabalho intensivo, revelam claramente o seu impacto positivo. Deixámos para trás trabalhos muito interessantes e inovadores, que poderão ser reutilizados em pesquisas futuras.

Relativamente a TCED, foi uma cadeira bem estruturada, dinâmica e criativa, que funcionou na perfeição, desta vez. Acredito que esta pode ser uma cadeira que pode levantar problemas no futuro. É muito difícil criar uma dinâmica quando se trabalha com grupos tão numerosos, isto pode mesmo ser impossível se não houver um ou mais elementos com capacidade de liderança e diplomacia… Desta vez tivemos sorte! :)

Quanto a AGA, uma cadeira muito interessante na exploração de importantes ferramentas, revelou conter uma estrutura menos ousada, com maior acompanhamento e maior facilidade de organização dentro dos grupos. Em contrapartida, esta foi uma cadeira menos “emocional”, em que os resultados, apesar de interessantes, não poderão ser vistos como fruto de uma comunidade, o que aconteceu em TCED.

Dentro das abordagens escolhidas pelos professores, gostaria de dar em primeiro lugar os parabéns ao Professor Carlos, pelo seu método inovador, que conseguiu uma libertação de um meio rígido, que representa uma LMS, conduzindo os alunos por uma nova abordagem, muito interessante, pelas novas tendências do ensino.

Muito positivo foi também o acompanhamento dado pelas professoras auxiliares. Sem a Olga, a Isabel e a Margarida, os resultados não teriam sido os mesmos certamente. Foi importante o acompanhamento, as ajudas e as considerações que foram progressivamente tecidas, ao longo de todo o trabalho.

Finalizando, penso que os resultados são esclarecedores. Conseguiu-se criar um volume considerável de nova informação, que revela não só trabalho sério e empenho de todos os alunos, mas acima de tudo, informação que foi criada de uma forma entusiasta, pelos alunos deste mestrado.
Cumprimentos,
A.B.S.


De André Brigham Silva a 3 de Janeiro de 2008 às 11:42
...e uma frase que penso que se enquadra na perfeição:

"Quanto maior o desafio, maior a vitória." ;)

Grande abraço a todos.


De Maria João Costa a 3 de Janeiro de 2008 às 21:06
Olá Professores!

Venho tarde, mas “mais vale tarde que nunca”!

Em relação a TCEd devo dizer que, no início, fiquei apreensiva sobre o facto de irmos trabalhar em grupos tão grandes e não estava a ver como é que isso iria resultar. A estratégia foi dividir as tarefas entre os pequenos grupos já criados; poder-se-ia pensar que, desta forma, haveria uma colaboração mais ténue entre os vários pequenos grupos, mas aqui entrou um factor decisivo que contribuiu para dinamizar e estreitar os laços de amizade e colaboração no grande grupo: refiro-me, como é óbvio, ao Second Life. Os receios iniciais rapidamente desapareceram e o grupo trabalhou, efectivamente, com espírito de comunidade. Foi uma experiência gratificante e enriquecedora. Quanto ao trabalho na wiki, confesso que foi uma ferramenta que me trouxe apreensiva por muito tempo, essencialmente por dois motivos: primeiro porque me sentia pouco à vontade em “mexer” no trabalho dos colegas, depois porque as regras de formatação são tudo menos intuitivas. Mas, aos poucos, e com a ajuda dos colegas, fui superando essas dificuldades e em AGA senti-me muito mais à vontade (até gostei de andar a formatar os textos!)
Quanto a esta última disciplina, penso que o balanço final foi positivo e todos se empenharam em dar o seu melhor, mesmo com o factor tempo a fugir-nos entre os dedos face à sobrecarga de trabalho que as escolas nos exigem (professores) nesta altura. Há, contudo, uma observação menos positiva, que me trouxe algum desconforto e que gostaria de registar em relação a AGA: na minha perspectiva, estarmos a participar como professores de um curso e simultaneamente como alunos de dois outros cursos e, ainda por cima, em apenas 3 dias, é algo muito desfasado da realidade; isto não se passa na vida real (posso estar enganada…); e trouxe também alguma dispersão e desorientação, pelo menos para mim, devido às muitas ferramentas em utilização (o LMS, vários blogues, wikis, YouTube,...), a requerem constante atenção em tão pouco tempo. Talvez fosse de repensar as estratégias, mas, no final, tudo correu bem.
Quanto à avaliação dos professores, já muito foi dito e eu subscrevo. Houve sempre feedback, conselhos e orientação de todo o processo; foram sempre capazes de transmitir um ambiente de segurança e confiança, incentivando-nos a uma participação activa.
Por tudo, bem hajam!


De Cláudia Pereira a 3 de Janeiro de 2008 às 21:24
Olá professores!

Depois de uma curta pausa (bem merecida), nada melhor do que regressar ao trabalho fazendo o balanço de todo o caminho percorrido ao longo destas últimas disciplinas de 2007.

Logo no início, a disciplina de TCED fez-me sentir perdida, devido à quantidade de blogs e de ferramentas que tinhamos ao nosso dispor. Ferramentas estas que acabaram por se tornar bastante úteis, algumas das quais já não abdico. No que se refere ao trabalho de grupo desenvolvido (relacionado com as normas SCORM), apesar de ter sido um pouco complicado perceber qual o objectivo e "arrancar" com o trabalho, penso ter sido uma experiência bastante produtiva e enriquecedora no final. Valeu aqui a ajuda do professor na sessão presencial, que foi fundamental para que todos os objectivos fossem cumpridos. Contudo, confesso que por vezes senti-me um pouco desapoiada durante o desenvolvimento do trabalho.

Já a disciplina de AGA, apesar de não ter sido inovadora, penso que foi motivadora. Isto porque, tivemos que elaborar um curso para alunos "exigentes" ;). Assim sendo, o nosso grupo procurou inovar em situações mais pequenas, como por exemplo em alguns recursos e actividades. Na minha opinião, foi aí que residiu a grande batalha.

Os professores tiveram sempre uma postura correcta, exemplar até. Ajudaram quando foi necessário... deixaram-nos à deriva nos momentos certos. Afinal, estamos num mestrado!!!

Enalteço sobretudo a humanidade e a paciência que sempre demonstraram, inclusive nas situações mais complicadas. Conseguiram criar mais do que uma turma... criaram uma comunidade!! :)

Por tudo isto, o meu sincero obrigado!!

Até qualquer dia,
Cláudia Pereira


Comentar post

Sobre mim
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


Artigos recentes

Balanço final de TCEd e A...

Está na hora de terminar ...

Acesso aos serviços do CI...

Cursos de AGA - Final do ...

De volta aos LMS!

Programa para sessão pres...

Teaser - "A escolha de So...

Sessão de formação sobre ...

Preparação do trabalho pr...

O que deve ser hoje em di...

Arquivo

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Arquivado em

aga

educação

tced

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds