Depois de uma maratona que começou no final da manhã, terminei a primeira observação de todos os cursos de AGA. Infelizmente não poderei participar nas actividades dos vossos cursos. Fazer a monitorização de tudo o que acontece já é muito complicado, participar de forma igual em todos os cursos é tarefa impossível.
De qualquer forma ficam as minhas desculpas por não participar.Relativamente ao 1º dia parece-me que está tudo a correr bastante bem para todos os grupos. Não detectei problemas graves com qualquer curso e apenas surgiram algumas falhas técnicas pouco relevantes que foram prontamente resolvidas pelos respectivos docentes.
Até ao momento há dois aspectos que me têm deixado intrigado e que julgo merecerem a reflexão por parte de alguns grupos:
Sei que o trabalho é muito mas seria muito interessante deixarem aqui registados os vossos sentimentos relativamente a este primeiro dia de leccionação dos cursos...
De Folgado a 15 de Dezembro de 2007 às 01:07
Cansativo...bastante cansativo. São bastantes pormenores a ter em conta, com a agravante de o nosso curso ter dois temas separados. E ainda os cursos em que somos alunos, obrigaram-nos a bastante trabalho. Apesar da minha primeira impressão a esta disciplina ter sido negativa, posso dizer que estou a gostar.
Cumprimentos
VF
Bem... no final deste dia a primeira palavra sincera que vem à cabeça é CANSAÇO. O dia foi extremamente longo, mas os resultados (e falo por mim enquanto membro dos Bugas e pelas actividades que realizei nos outros cursos) foram interessantes pelo menos do ponto de vista motivacional.
Relativamente às respostas em tanto fórum, talvez seja uma realidade a rever para o próximo curso a ser promovido (para o ano há mais ). Nem tudo pode correr bem à primeira… o que não significa que esta solução não seja também bastante válida, até porque lá terá os seus motivos.
Enfim… agora são horas de descansar um pouco porque amanhã será provavelmente o dia mais trabalhoso para todos.
Até já
De José Ferreira a 15 de Dezembro de 2007 às 02:18
Olá!
Obrigado, Professor!
De facto têm sido um trabalho e um non stop continuos, mas uma aventura e experiência gratificantes.
Nestas primeiras 24 horas o meu sentimento é de entusiasmo e de alguma expectativa face ao desenrolar dos trabalhos. Um ou outro arranhão na comunicação, mas isso faz parte do processo, digo eu.
Cumprimentos,
jf
De Catarina Gomes a 15 de Dezembro de 2007 às 03:03
Que mais há a dizer... muiiiiiiiiito cansaço!
A experiência em si, está a exceder as minhas expectativas. Muito interessante ;)
Até mais logo
De Vânia Coutinho a 15 de Dezembro de 2007 às 04:22
O primeiro dia já lá vai... O cansaço intensifica-se. O entusiasmo também. Por um lado, é reconfortante pensar que domingo termina este fernesim, este non-stop ao mais alto nível. Por outro, é francamente desagradável... Acredito na possibilidade da saudade bater à porta, ou invandir o espaço interior sem sequer piscar os olhos.
Sucintamente, para o primeiro aspecto a reflectir, aponto a questão de organização. Pode não ser, de facto, a melhor, mas confesso que, à primeira vista, é aquela que parece mais organizada.
Relativamente ao segundo ponto, talvez sejam esperados resultados o mais próprios e únicos possível.
Devo acrescentar que concordo com o Márcio quando este refere que "Relativamente às respostas em tanto fórum, talvez seja uma realidade a rever para o próximo curso a ser promovido (para o ano há mais ). Nem tudo pode correr bem à primeira… o que não significa que esta solução não seja também bastante válida, até porque lá terá os seus motivos.".
E continuo a concordar com ele quando diz que "Enfim… agora são horas de descansar um pouco porque amanhã será provavelmente o dia mais trabalhoso para todos.".
Cumps,
Vânia Coutinho
De
João Lima a 15 de Dezembro de 2007 às 11:02
Bom dia...
Pela primeira vez em muitos anos o sono venceu-me ontem... está tudo dito quanto à carga de trabalho! :)
Pensamos que o curso que os J@maicanos pensaram está a decorrer conforme os objectivos.
Quanto aos fóruns... no nosso caso é a estratégia em si mesma. Personalizar, co-construir, partilhar, reflectir, auto-regular. Só podia ser feito, utilizando o Blackbord e para o curso em questão, desta forma... :(
Até breve...
Olá a todos os cansados! ( penso que assim englobo todos no cumprimento! :) )
Fóruns,pois...Todos quisemos colocar a comunicação em destaque , mas depois o feitiço virou-se contra o feiticeiro!Mas esta questão não é pacífica,pois é o que nos tem sido proposto em todas as cadeiras...e a profusão de ferramentas de comunicação não são sinónimo de verdadeira comunicação.Às vezes gera confusão, dispersão, desorientação :)
Em relação às actividades de carácter privado, bem... aqui tenho de ser um pouco crítica , porque quando o meu grupo idealizou uma tarefa de trabalho colaborativo e de grupo... fomos desencorajados a seguir esse caminho(crítica que aceitámos e concordámos... e por isso mudámos os planos).Agora não sei o que pensar... tou a ser sincera... mas não sei se era isto que se pretendia avaliar.Desculpem... é do cansaço!
Do que pude ver e dos cursos onde já entrei, é espantosa a capacidade de trabalho das pessoas. Parabéns!!
De
csantos a 15 de Dezembro de 2007 às 13:31
Olá Ana Paula.
Tenho a certeza que há alguma confusão relativamente a esta observaçao "quando o meu grupo idealizou uma tarefa de trabalho colaborativo e de grupo… fomos desencorajados a seguir esse caminho". É impossível que qualquer um de nós vos tenha desencorajado a terem tarefas de trabalho colaborativo. O que pode ter acontecido, e peço desculpa por não me lembrar exactamente do que terá sido, é ter-mos colocado em questão a possibilidade de essa tarefa funcionar ou ser adequada ao contexto actual. Quando terminarem os cursos temos que voltar a essa questão para a analisar devidamente.
De qualquer forma a minha observação nem estava relacionada com as tarefas do vosso grupo :)
Continuação de bons cursos,
Carlos Santos
MEA CULPA!
Bem... se não fosse esta vantagem de usar um blogue para comunicar o prof. ver-me-ia corar!!
Reconheço que expus mal a situação, de facto aconselharam-nos a não realizar AQUELA tarefa prevista.Não desencorajaram o trabalho colaborativo.
Ooops "meti a pata na poça" ... como diriam as Educax6.
Fica a aqui o esclarecimento e o pedido de desculpas!! :)
É bem feita ... tenho a mania de ser refilona...
De Filomena a 15 de Dezembro de 2007 às 20:47
Cara colega Ana Paula Carlão, permita-me que corrija a sua afirmação. "Refilona", não, mas sim "pessoa de sexo feminino com capacidade discursiva muito desenvolvida". Se quiser ficar a saber mais, passe pelo curso "Princípios da tomografia cerebral aplicados a contextos da dialéctica quotidiana". :-D
Comentar post