Segunda-feira, 5 de Novembro de 2007
Viva!

Para facilitar a nossa tarefa de gestão, foi atribuído o papel de administradores a todos os que se apresentaram como voluntários para ajudar na gestão dos blogues. É possível que nos tenha escapado alguém e se foi esse o caso contactem um dos vossos administradores :)

Faltam voluntários para a administração do blogue "Escola em 2015" Afinal já temos uma voluntária e foi erro meu. Obrigado!

Bons posts!
Arquivado em:


24 comentários:
De Vânia Coutinho a 6 de Novembro de 2007 às 02:13
Não querendo ser (muito) repetitiva e tendo consciência do meu atrasdo, aqui fica...

Pessoal 3D, eu também estou disponível para ajudar na gestão do blogue… Façam de vossa justiça! ;)

Cumprimentos,
vCoutinho


De João Lima a 6 de Novembro de 2007 às 09:33
Olá Vânia,
Sabes o que era preciso? Dar um novo visual ao blog... é que nisso eu sou piroso... :) Ainda colocava aquilo tudo rosa-choque e verde :)
Aproveito para deixar uma provocação... já cá faltavam!

"Let’s start with clarifying what Second Life is.

Second Life is a 3-D online virtual world where avatars do the kind of stuff real people do in real life: Buy stuff. Sell stuff. Gamble. Listen to music. Buy property. Flirt. Play games. Watch movies. Have sex.

But is it a game?"

Saiba mais depois do intervalo :) ou aqui:
http://www.msnbc.msn.com/id/17538999/

Até breve,
JL


De Vânia Coutinho a 6 de Novembro de 2007 às 11:40
Boa dia, João!

Sim, concordo que o blog precisa de um novo visual. Aliás, devo confessar que já tinha esta ideia, mas depois de ver o blog dos nossos colegas COS, dissiparam-se quaisquer dúvidas! Acho que está fantástico... aproveito para lhes dar os parabéns pelo bom gosto :D

Quanto à provocação que deixaste, pois eu acho que é muito mais do que um jogo; é um mundo paralelo que nos permite fazer, virtualmente, (quase) tudo aquilo que fariamos e também aquilo que não fariamos no mundo real, pelo menos com a mesma facilidade, por diversos motivos. O que falta ao SL? Um sistema semelhante ao dos simuladores... para vivermos as sensações e experimentarmos as emoções, para lá do não-físico.

Até,
vCoutinho


De João Lima a 6 de Novembro de 2007 às 11:47
Olá Vânia,

Espreita o link que deixei... e vê o vídeo da entrevista ao elemento da equipa do SL. Muito interessante e responde às tuas questões.
Até logo (21.30 horas).
JL


De André B. Silva a 6 de Novembro de 2007 às 12:37
Olá colegas!
Se quiserem ajuda para escolher novo "look" do blog disponibilizo-me.

Relativamente à tua questão João, se estás com dúvidas, experimenta trocar por uma semana a tua 2nd life com 1st. Vais ver claramente a diferença! ;)

Cumprimentos,
A.S.


De João Lima a 6 de Novembro de 2007 às 12:56
Oi André,

Mandavam-me prender... com o meu cabelo só podiam! :)
A minha questão não é se é um jogo ou não... é, como dito na entrevista, quais são os limites desta realidade virtual... :)
Até breve,
JL


De André B. Silva a 6 de Novembro de 2007 às 16:33
Bem João...
...penso que o maior limite se encontra ao nível dos sentidos. Na realidade(primeira vida) percepcionamos com vários sentidos simultaneamente e, muitas vezes não chega, falta-nos o 6to sentido...:)
Nesta realidade artificialmente construída, dependemos exclusivamente de dois sentidos, que são forçados e sobrecarregados para (em conjunto com a imaginação)processar todos os dados que dali advêm. Desta forma, faltam-nos incontornavelmente informação decisiva para se falar desta nova realidade como uma segunda vida. Um olhar, a linguagem corporal, o silêncio, o cheiro, um suspiro... O que se diz, quando não se diz nada, fica nesta realidade por dizer. (Sim senhor!!!Clareza!!!:))

Até já!
A. Brigham S.


De csantos a 6 de Novembro de 2007 às 16:55
Olá André.

Second Life é um bom nome para os meios de comunicação social, mas será que faz sentido pensar num serviço informático como uma "Segunda Vida" que alguém pensa utilizar para substituir a nossa vida do dia-a-dia?

Será que a questão da "Segunda vida" não é uma falsa questão que tem origem apenas no segundo sentido que as pessoas dão ao nome SL?

Nesse sentido, será que também temos que falar de "segundas vidas" quando frequentamos o Hi5, MySpace, Habbo Hotel, Kaneva, IRC, World of Warcraft,...? Se não temos, porquê se existem tantas características semelhantes?

Eu não penso dessa forma. Plataformas de aprendizagem, blogs, wikis, social bookmarking, ambientes virtuais 3D são apenas ferramentas que procuro utilizar de acordo com as "necessidades" das minhas actividades pessoais e profissionais.

Boas reflexões,
Carlos Santos


De RicardoC a 6 de Novembro de 2007 às 17:02
Olá João,

Eu sei que não sou do vosso grupo mas não pude deixar de ler a artigo que sugeriste e concordo que realmente é de leitura obrigatória para quem tiver interesse no SL. Para mim, uma das grandes vantagens do SL é realmente a ausência de conteúdos pré-formatados e a liberdade que cada utilizador tem para utilizar a ferramenta como bem entender - no fundo, o SL é aquilo que cada um quiser que ele seja.

A este propósito, gostaria de recomendar o episódio 5 da 4ª season da série CSI: New York - Down the rabbit hole. Sem querer estragar a surpresa típica de um CSI, o episódio envolve a perseguição de um assassino real dentro do mundo SL, com muita fantasia à mistura, é certo, mas o cruzamento real-virtual está muito bem conseguido. Para além do interesse do episódio, podem ainda aproveitá-lo para descontrair frente ao televisor com a desculpa de estarem a investigar para o trabalho do Mestrado! :-D

Espero ter ajudado,
RC

PS. Este episódio foi emitido dia 24 de Outubro deste ano nos Estados Unidos e deve demorar muito tempo a chegar a Portugal mas o primo do filho do padrinho do sogro do tio do neto do sobrinho do cunhado do vizinho do 4º Esq. do amigo de um conhecido meu ouvir dizer que andavam cópias a circular pelas redes p2p. Como não sei o que é isso, não posso ajudar...


De RicardoC a 6 de Novembro de 2007 às 17:09
Olá outra vez,

Esqueci-me de dizer que a história não acaba com o episódio e que todos fomos convidados a dar-lhe continuação na ilha que a CBS criou no second life. Para dar tempo à participação de todos, o desfecho só será emitido daqui a alguns meses. Espreitem:

http://alpha.cbs.com/primetime/csi_ny/second_life/

Vão visitar porque vale mesmo a pena! ;-)
RC


Comentar post

Sobre mim
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


Artigos recentes

Balanço final de TCEd e A...

Está na hora de terminar ...

Acesso aos serviços do CI...

Cursos de AGA - Final do ...

De volta aos LMS!

Programa para sessão pres...

Teaser - "A escolha de So...

Sessão de formação sobre ...

Preparação do trabalho pr...

O que deve ser hoje em di...

Arquivo

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Arquivado em

aga

educação

tced

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds